domingo, 12 de fevereiro de 2012
Filme: "A invenção de Hugo Cabret"
Cinema é sonho, já diziam alguns teóricos dos primeiros tempos do cinema. Entrar no escurinho do cinema significa entrar num local para sonhar.
E é exatamente isso que A invenção de Hugo Cabret (2011) nos oferece. Você entra no cinema e começa a sonhar. É um espetáculo visual e emocional que em alguns momentos pode te levar às lágrimas. O diretor Martin Scorsese consegue fazer um filme singelo e profundo, com atuações maravilhosas das crianças e que é um tributo a um cinema de sonho que não se ve tanto por ai.
O filme (veja o trailer aqui) conta de uma forma idílica como um garoto órfão recupera a vida do cineasta Georges Mélies, autor de uma das primeiras obras-primas do cinema Viagem à lua.
Mas o mais importante é você entrar de cabeça no sonho que o filme e o uso do 3D nos proporciona. Vale cada centavo do ingresso.
Uma das cenas mais lindas que eu já vi: a dos peixinhos no aquário nas gravações do filme Viagem à lua. Imperdível.
Merece os 11 Oscar que está concorrendo e pra mim, divide com "A árvore da vida" o título de melhor filme do ano.
Além disso, discute a questão da necessidade de preservação dos filmes, atividade à qual Scorsese está muito ligado. Ele é um dos fundadores da World Cinema Foundation, entidade ligada à restauração e preservação de filmes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário