sábado, 3 de outubro de 2009

Buenos Aires: o início

Fui para Buenos Aires no reveillon de 2007. A cidade é linda, do jeito que eu gosto. Quando viajo, gosto de cidades nas quais posso caminhar a pé, descobrir e explorar cada rua e cada prédio dos principais bairros. E Buenos Aires ofecere isso. Os principais bairros são todos muito belos, com construções belíssimas, principalmente a Recoleta e o Centro.

Ande muito de metro, pois este é o melhor meio de transporte na cidade (além de a pé). E caia na noite porteña. No período que estive lá o dia acaba super tarde, o que favorece a exploração da cidade.

Ande de taxi também. Não é caro, e pelo menos no meu caso, são muito honestos (no preço e no trajeto)

E faça compras (a Calle Florida e a Calle Santa Fé são um convite ao consumo)

Hospedagem: fiquei no bairro Abasto. O Hotel era muito bom, tinha um shopping muito legal perto (o Abasto - lindo), e tem também a Esquina Carlos Gardel (um show de tango inesquecível - mas disso falarei numa próxima postagem) porém o bairro é muito comercial. Num retorno ficarei em Palermo.


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vamos começar outra viagem!

A próxima viagem que vou iniciar é para Buenos Aires. Uma cidade fantástica, com dia longo, noite ótima, comida boa, e muito para ver e apreciar. Muitos bairros bonitos, muitos prédios históricos, praças, cafés, San Telmo, Evita, etc.

A partir de amanhã começo a postagem das fotos. A viagem foi feita no reveillon de 2008. Uma cidade para voltar várias vezes.

Até mais.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Chile - O Sul é maravilhoso.

Continuando de Temuco, chegamos até o início do Sul: Villarica e Pucon. Passamos por Villarica e chegamos à Pucón. À beira do Lago Villarica e tendo como presença constante e inebriante o vulcão Villarica. Infelizmente fiquei somente um dia em Pucon, mas me prometi que voltarei para esta cidade. Ela é simplesmente linda. De qualquer ponto que vc ande vc vê o vulcão como que a lhe vigiar. Nos arredores de Pucón, você pode conhecer lagos de águas límpidas, cachoeiras exuberantes e uma réplica de uma aldeia mapuche (indíos originários do sul do Chile). À noite em Pucón, vc vai ter diversas opções gastronônicas. E não deixe de comprar as lindas flores de papel de Pucón. Na entrada da cidade elas chamam a sua atenção pela beleza.

O Vulcão Villarica - presença marcante na paisagem de Pucón.


Não deixa de prestar atenção aos avisos luminosos!


Lago Caburga: não deixa de visitar.


Ojos de Caburga: fantástico!


Visite a Feria Kui-Kui: uma rélica de uma aldeia mapuche!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Chile - continuando a viagem

Olá, quanto tempo sem notícias. Isso não é coisa de bloggeiro responsável. Mas agora vamos continuar nossa viagem.

Saí de Viña del Mar e parti em direção ao sul do Chile. Passei por Isla Negra (veja a postagem As casas de Neruda). E continuamos a viagem. No caminho, acho que perto de San Fernando, comi os melhores morangos da minha vida e muito barato.

Dormimos em Talca. Uma cidade muito graciosa. Singela e simples, mas graciosa.


Continuamos nossa viagem pela Carretera Sur e no caminho encontramos um protesto de agricultores.


Chegamos a Chillan. Chillan tem um mercado de frutas que é uma maravilha (coma muita uva e muita ameixa), é uma cidade nova, pois foi praticamente toda destruída em um terremoto na década de 30.


Próximo a Chillan, ficam as Termas de Chillan. Visitei no verão, então não tinha tanta graça, mas o visual das montanhas e estradas de terra próxima são deslumbrantes.


Seguindo viagem passamos pelo Salto del Laja! Imperdível. É uma queda d'água muito linda e é pertinho da Carretera.


Neste techo, conhecido como o Vale Central você tem opção de conhecer também várias vinícolas. Existem várias rotas do vinho nesta parte. Não fui, mas constava nos guias que uma das melhores é em San Fernando.

Amanhã vamos continuar para o Distrito dos Lagos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um cinema brasileiro diferente

Este final de semana assisti a dois filmes nacionais da nova safra que me surpreenderam: "Estômago" e "Chega de Saudade". Maravilhosos, cada um a sua maneira, mostram que sabemos falar de algo mais do que da violência e de favela.
"Estômago" é filmado em Curitiba, cidade em que eu moro, e tem, além do roteiro maravilhoso, atuações primorosas (João Miguel e Fabiula Nascimento). E tem a cena que parece uma homenagem ao filme "A Festa de Babette": o banquete na prisão, que é um primor. Lembra também "Rattatouille". É engraçado e sentimental na medida em que se deve ser.

"Chega de Saudade" é o nosso "O Baile", mas com texto. Atuações primorosas, ambientação idem, tudo funciona no filme, mostrando seres humanos que frequentam um salão de baile. Cassia Kiss é sempre estupenda: qualquer coisa que faz vira ouro. E ver com que garra artistas veterenos se entregam a seus papéis é de emocionar.

Vale a pena serem vistos. E ver que sabemos fazer cinema de entretenimento também. E bom entretenimento.

domingo, 22 de março de 2009

Valparaiso

De Viña, fui de ônibus (coletivo) para Valparaiso. A cidade não é tão bonita quanto Viña, mas é muito charmosa, com suas casinhas coloridas e seus Cerros. Você deve descer na praça e admire a beleza do monumento à guerra entre o Chile e a Bolívia (acho eu). É uma cidade portuária, um pouco mal cuidada, mas muito charmosa, principalmente nos Cerros. Suba no ascensor Concepcion. Caminhe pelas Ruas Pratt, Esmeralda. Se puder (não andei) passeie de ônibus elétrico (deve ser um retorno ao passado). Descubra uma das melhores empanadas do Chile na Empanadas Famosas.

E não se esqueça de visitar La Sebastiana, uma das casas do Neruda.

A chegada na praça! Uma caminhada e você chega a essa beleza.


Caminhando se vê a beleza da cidade. Vista da janela da casa de Neruda.


Passeie pelos Cerros. Mas vá de Ascensor (como o Concepcion).
Direto do túnel do tempo.




Viña del Mar

Aluguei um carro em Santiago e parti para Viña del Mar. A viagem é super tranquila, numa rodovia muito bem cuidado.
Viña del Mar é linda, toda florida, bem cuidada, arborizada. É um balneário. Vá a Reñaca (uma praia muito legal, mas para nós brasileiros muito fria) e aproveite para descansar a beira-mar.

Passeie pela cidade e veja a escultura do Rodin em frente ao Palácio Carrasco (na Av. Libertad), ao lado do Museo Fonck que possui uma estátua Rapa Nui (da Ilha de Páscoa). Outra visita imperdível é a Quinta Vergara e o Palácio Vergara, com o Museu de Belas Artes. E curta as flores de Viña del Mar. Elas são fascinantemente belas! Não fui ao cassino, mas o prédio é muito belo. À noite, as pontes iluminadas (que mudam de cor) são um show a parte.
Viña del Mar:











domingo, 8 de março de 2009

Chile - As casas de Neruda

Visitar as casas de Neruda é uma experiência única! A emoção aflora ao percebermos como as coisas mais simples podem ganhar um significado especial dependendo de quem te dá, a quem pertenceu ou mesmo por ter feito parte de um momento especial na sua vida.

Cada uma das 03 casas tem sua atmosfera própria, tem seu charme especial.

La Chascona, em Santiago, é toda aconchegante, com espaços pequenos que lembram um barco, separados, mas ao mesmo tempo formando um conjunto único. Ela foi construída para residência de Pablo e Matilde (a La Chascona). Você tem que entrar e se deixar levar por cada canto e cada detalhe da casa. E não se esqueça: coma as frutas do quintal. São deliciosas!
LA CHASCONA: em Santiago - aos pés do Cerro San Cristobal em Bellavista.



Já La Sebastiana, em Valparaíso, tem o charme de reproduzir dentro de uma casa o colorido especial da cidade. Preste atenção às cores, às portas de vidros coloridos, às janelas, à vista maravilhosa, e passeie no quintal.
LA SEBASTIANA: em Valparaiso - uma reprodução de uma cidade dentro de uma casa.

Em Isla Negra, a casa de praia, próxima a Valparaiso, onde estão enterrados os restos mortais de Pablo e Matilde, você vai entender porquê o próprio poeta se chamava de "coisista". São objetos e mais objetos e mais objetos que juntos ganham todo um sentido. Preste atneção no mosaico em cima da lareira: maravilhoso!
ISLA NEGRA: A casa na praia, uma viagem pelas "coisas" de Neruda!

Pablo Neruda

O primeiro contato que tive com Pablo Neruda foi assistindo ao filme "O carteiro e o poeta". Um filme lindo, no qual entendemos o que é a poesia e como o cinema pode ser poético. Mas o filme é do Massimo Troisi, com um dos personagens mais singelos e pungentes do cinema.

Mas no filme "Patch Adams", em um momento importante da história, o personagem título recita uma poesia que é tão maravilhosa que eu quando acabei de ver a cena fui direto para a internet tentar achar tal poema. E descobri Pablo Neruda: o poema é uma das mais belas descrições do que é amar.

Assim, quando comecei a preparar a viagem para o Chile e descobri que suas residências tinham se transformado em museu, decidi que iria conhecer as 03. E é isso que vou mostrar no próximo post. Abaixo o poema que me deixou maravilhado: é do livro "Cem sonetos de amor".

Soneto XVII
Não te amo como se fosses rosa de sal, topázio
ou flecha de cravos que propagam o fogo:
te amo como se amam certas coisas obscuras,
secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e leva
dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
o apertado aroma que ascendeu da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

senão assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Pablo Neruda

sexta-feira, 6 de março de 2009

Santiago - Cerro San Cristobal

Domingo de manhã em Santiago é dia de ir ao alto do Cerro San Cristobal. Se de uma lado dele temos o Parque Metropolitano (com bondinho), do outro temos este acessso (o funicular). Vale a pena! É mais uma vista maravilhosa da cidade! No alto do Cerro tem a imagem da Virgem de La Imaculada Concepcion. Se divirta no alto desse monte que os chilenos transformaram num local de muitas atrações.

E uma dica: volte do alto do morro a pé!!! Venha comendo frutas pelo caminho e curtindo o ar puro! Mas tome cuidado com os ciclistas que descem o morro junto com você! Você pode ser atropelado.

Chegue em Bellavista e aproveite mais um pouco o lindo bairro.







quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Santiago - Bairros Brasil e Lastarria

Estes dois outros bairros de Santiago merecem que você tire pelo menos um dia para curtí-los. O Bairro Brasil é aquele em que em cada rua que você passa tem um imóvel com arquitetura que chama a atenção, além de ter dois dos lugares mais charmosos da cidade: o Palácio Cousiño e Concha y Toro (não a vinícola, mas um grupo de casas que parecem saídas de um filme). Lastarria é mais descolado e com um charme muito legal, tem feirinha de antiguidades, bares e uma sorveteria com cada sabor diferente.

Para chegar ao Bairro Brasil e começar o seu passeio desça na estação do metrô Los Heroes, retorne até a Dieciochio e caminhe algumas quadras, vá curtindo cada casa, cada construção da rua, é magnífico. No número 438 fica o Palácio Cousiño: imperdível. É coisa de cinema. A dona dele foi a Isidora Goynechea (lembra?). É maravilhoso, curta cada detalhe! Você não esquecerá!

Retorne até a Alameda (Av. Libertador Bernardo O'Higgins), cruze a Norte-Sur e chegue na Avenida Brasil. Caminhe pela Avenida e na Rua Bernardo Escala (ou próximo) tem uma entrada para o que eles chamam de Barrio Concha y Toro: outra maravilha. Estive durante o dia, mas à noite deve ser mais lindo ainda.

A seguir caminhe até a Praça Brasil e veja lá perto uma das igrejas mais bonitas e diferentes do Chile (repare na cor dela): a Preciosa Sangre.

Para chegar em Lastarria você pegue o metrô na estação Cummings (perto da Plaza Brasil) e descer na estação Bellas Artes. Aí caminhe pelo Parque Forestal: foi onde o Neruda conheceu La Chascona (mas isso será uma outra história). Caminhe pelo parque todo, vá até o final (na estação Baquedano). Dali você pode retornar pelo parque ou pela Alameda até Lastarria: aproveite o lugar e descanse um pouco.

Perto dali, na Calle Merced fica o Emporio La Rosa, com sorvetes maravilhosos! Aproveite!



Palácio Cousiño: imperdível!


Esta igreja (que não lembro o nome) fica perto da melhor empanada de Santiago: retornando do Palácio para a Alameda, perto da Alameda em uma rua paralela (difícil, né, mas a empanada vale a pena).


Avenida Brasil e Barrio Concha y Toro


A igreja: linda!!!