domingo, 8 de março de 2009

Chile - As casas de Neruda

Visitar as casas de Neruda é uma experiência única! A emoção aflora ao percebermos como as coisas mais simples podem ganhar um significado especial dependendo de quem te dá, a quem pertenceu ou mesmo por ter feito parte de um momento especial na sua vida.

Cada uma das 03 casas tem sua atmosfera própria, tem seu charme especial.

La Chascona, em Santiago, é toda aconchegante, com espaços pequenos que lembram um barco, separados, mas ao mesmo tempo formando um conjunto único. Ela foi construída para residência de Pablo e Matilde (a La Chascona). Você tem que entrar e se deixar levar por cada canto e cada detalhe da casa. E não se esqueça: coma as frutas do quintal. São deliciosas!
LA CHASCONA: em Santiago - aos pés do Cerro San Cristobal em Bellavista.



Já La Sebastiana, em Valparaíso, tem o charme de reproduzir dentro de uma casa o colorido especial da cidade. Preste atenção às cores, às portas de vidros coloridos, às janelas, à vista maravilhosa, e passeie no quintal.
LA SEBASTIANA: em Valparaiso - uma reprodução de uma cidade dentro de uma casa.

Em Isla Negra, a casa de praia, próxima a Valparaiso, onde estão enterrados os restos mortais de Pablo e Matilde, você vai entender porquê o próprio poeta se chamava de "coisista". São objetos e mais objetos e mais objetos que juntos ganham todo um sentido. Preste atneção no mosaico em cima da lareira: maravilhoso!
ISLA NEGRA: A casa na praia, uma viagem pelas "coisas" de Neruda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário