sábado, 26 de fevereiro de 2011

Filme: Prova de Fogo

Quando comecei a ver o filme Prova de Fogo - uma história de vida (Akeelah and the Bee) pensei: mais um filme sobre como é importante vencer. Neste caso, uma menina negra em um campeonato de soletração. Veja o trailler.

Quando assistir ao filme, não seja um crítico de cinema, não pense na qualidade de roteiro, atuações, clichês. Não seja chato, como se não ser piegas mostrasse que alguém é intelectualmente superior. Deixe-se levar pela mensagem do filme. Não leia o resto se nãoi quer saber o final do filme.

Uma das mensagenão é que não basta decorar, mas o importante é aprender: ler, desconstruir, aprender a dividir. Mostra que aprender é mais que decorar.

Mas a cena final, quando a menininha abre mão de vencer porque o pai do concorrente exige que ele vença é uma lição neste mundo individualista e predador que nós vivemos. Nos transformamos no pai do menino, queremos ser os melhores, vencer: ser o segundo não importa.

Preste atenção em Javier: 13o., 5o, e feliz...

Nós temos muito que aprender. O cinema serve para nos fazer lembrar de coisas que neste mundo corrido e massacrante esquecemos. Assista... e reflita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário