Estes dois outros bairros de Santiago merecem que você tire pelo menos um dia para curtí-los. O Bairro Brasil é aquele em que em cada rua que você passa tem um imóvel com arquitetura que chama a atenção, além de ter dois dos lugares mais charmosos da cidade: o Palácio Cousiño e Concha y Toro (não a vinícola, mas um grupo de casas que parecem saídas de um filme). Lastarria é mais descolado e com um charme muito legal, tem feirinha de antiguidades, bares e uma sorveteria com cada sabor diferente.
Para chegar ao Bairro Brasil e começar o seu passeio desça na estação do metrô Los Heroes, retorne até a Dieciochio e caminhe algumas quadras, vá curtindo cada casa, cada construção da rua, é magnífico. No número 438 fica o Palácio Cousiño: imperdível. É coisa de cinema. A dona dele foi a Isidora Goynechea (lembra?). É maravilhoso, curta cada detalhe! Você não esquecerá!
Retorne até a Alameda (Av. Libertador Bernardo O'Higgins), cruze a Norte-Sur e chegue na Avenida Brasil. Caminhe pela Avenida e na Rua Bernardo Escala (ou próximo) tem uma entrada para o que eles chamam de Barrio Concha y Toro: outra maravilha. Estive durante o dia, mas à noite deve ser mais lindo ainda.
A seguir caminhe até a Praça Brasil e veja lá perto uma das igrejas mais bonitas e diferentes do Chile (repare na cor dela): a Preciosa Sangre.
Para chegar em Lastarria você pegue o metrô na estação Cummings (perto da Plaza Brasil) e descer na estação Bellas Artes. Aí caminhe pelo Parque Forestal: foi onde o Neruda conheceu La Chascona (mas isso será uma outra história). Caminhe pelo parque todo, vá até o final (na estação Baquedano). Dali você pode retornar pelo parque ou pela Alameda até Lastarria: aproveite o lugar e descanse um pouco.
Perto dali, na Calle Merced fica o Emporio La Rosa, com sorvetes maravilhosos! Aproveite!
Palácio Cousiño: imperdível!
Esta igreja (que não lembro o nome) fica perto da melhor empanada de Santiago: retornando do Palácio para a Alameda, perto da Alameda em uma rua paralela (difícil, né, mas a empanada vale a pena).
Avenida Brasil e Barrio Concha y Toro
A igreja: linda!!!
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Chile - 2009: Santiago, Noite
Em primeiro lugar, queria dizer que não sou um ser da noite. Gosto do dia, da luz, de passear. Acho que a noite, quase sempre, todos os lugares são pardos...
Em Santiago, conforme vc pode ver quem vários guias existem muitos restaurantes bons, locais da moda (como em Vitacura ou Las Condes), descolados (como em Lastarria e Belas Artes), etc...
Mas desses lugares conheci dois que indico. Vá ao Bairro Bellavista: vc encontra DE TUDO. Tem para todos os gostos. Explore o Bairro e escolha o seu point. Um dos locais imperdíveis é o Patio Bellavista, pois tem várias opções nele. Porém, caminhe pelas ruas e escolha o seu lugar.
Mas uma noite vá até a Plaza Ñuñoa! Não tem aquela cara de local para turista, parece que vc está numa cidade de verdade. Vale a pena!
Plaza Ñuñoa
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Chile - 03/01/2009 - 3o. dia: Santiago - Centro
O centro de Santiago é lindo e merece duas visitas: em um dia vc vá somente para passear, descobrir cada cantinho e cada monumento que se encontra num espaço de mais ou menos 4Km quadrados. No dia seguinte volte para visitar os museus, ver exposições, assistir a troca da guarda no La Moneda, enfim descobrir outras atrações. Mas nçao se esqueça, ande, descubra, curta. São monumentos e locais maravilhosos. Pegue um FreeMap ou qualquer outro e desfrute da delícia de conhecer um lugar maravilho.
Você pode descer na estação do Metro Santa Lucia e de lá começar o seu passeio. Não deixe de ver: a fonte na entrada do Cerro Santa Lucia, a Igreja São Francisco, o La Moneda e seu centro cultural (repare na escultura na entrada), todos os prédios da Plaza de Armas, a Estação Mapocho, o Mercado Municipal, as imediações das Ruas Paris/Londres, coma um Barros Luco na Confiteria Torres (é o primeiro e o melhor), o Museu de Belas Artes. Todos são locais de se ver e admirar. Neste primeiro dia não se preocupe em conhecer cada museu e cada edifício por dentro, curta o visual do centro de Santiago.
Fonte na entrada do Cerro Santa Lucia
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Chile - 02/01/2009 - 3o. dia: Santiago, Parque Metropolitano
No pé do Cerro San Cristobal, entrada pela Pedro de Valdivia Norte, fica este parque super legal, com várias atrações interessantes: o teleférico, piscinas públicas, um jardim japonês, um jardim botânico, um zoológico. Não visitei o zoológico (tempo curto), mas segundo informações tem ursos e tigres brancos.
Para chegar, pare na estação do metrô Pedro de Valdivia e caminhe na Av Providência até a Pedro de Valdivia. Aí é só seguir reto, atravessar a ponte do Rio Mapocho e logo vc estará no parque.
Suba de teleférico, não é caro e a vista é espetacular. Vc tem uma visão privilegiada de Santiago, principalmente dos arredores de Providência, Las Condes, Vitacura. Se você quiser ir no zoológico, terá que ir até a 2a. parada, se não desça na 1a. parada. De lá comece a caminhar e desfrutar do visual. As piscinas são muito bonitas e parecem limpas (não entrei). Pare e curta o clima do local.
A descida do Cerro, vale a pena ser feita a pé, explorando o caminho, inclusive comendo as frutas que existem no caminho (ameixas e cerejas). A primeira parada pode ser o Jardim Botânico Mapumelu no qual você vai conhecer a flora do Chile. O jardim é dividido por regiões.
Descendo mais um pouco, um oásis: o bonito e singelo Jardim Japonês: a vista e o contraste com os prédios de vidro de Las Condes é belíssima.
Saia pela entrada da Pedro de Valdivia Norte e caminhe por uma rua das mais belas: charmosa e tranquila. Dali, você chega até o Parque de las esculturas e aprecia uma visão diferente: no meio do verde do parque grandes e diferentes objetos que chamam a atenção pela originalidade.
Continue sua caminhada e chegue até a Av. Providência. É fácil encontrar um bom café e sentar para descansar.
PS.: em qualquer hotel vc achará o mapa FreeMap. Use-o. Ele é pequeno, mas traz as principais atrações.
Kate Winslet: Foi apenas um sonho e O Leitor
Em primeiro lugar quero dizer que acho a Kate Winslet uma atriz maravilhosa (apesar de ter uma amiga que tenta me convencer sempre do contrário). Acho que ela tem a capacidade de entrega aos personagens, sem pudores, sem medir as consequencias, que humaniza o personagem tornando-os pessoas de verdade.
Ontem assisti mais duas excelentes atuações dela: O Leitor e Foi apenas um sonho.
Em O Leitor, ela se despe (literalmente) de qualquer vaidade, para nos apresentar uma mulher complexa, não caricatural, um ser humano de verdade, quase simplória, mas nunca simplista. Uma mulher que se emociona de verdade por coisas simples da vida, apesar do seu passado...
Em Foi apenas um sonho ela é o corpo e a alma do filme. Em cada tomada que ela aparece vc fica imaginando que nova nuance daquela mulher que ela está representando nós vamos descobrir, que nova camada daquela estória nos será apresentada. E preparem-se: a última cena dela é um show a parte.
Para mim, estas duas atuações são maravilhosas, e pra quem quiser mais Kate vejam Brilho Eterno de uma mente sem lembranças. É fenomenal!
Ontem assisti mais duas excelentes atuações dela: O Leitor e Foi apenas um sonho.
Em O Leitor, ela se despe (literalmente) de qualquer vaidade, para nos apresentar uma mulher complexa, não caricatural, um ser humano de verdade, quase simplória, mas nunca simplista. Uma mulher que se emociona de verdade por coisas simples da vida, apesar do seu passado...
Em Foi apenas um sonho ela é o corpo e a alma do filme. Em cada tomada que ela aparece vc fica imaginando que nova nuance daquela mulher que ela está representando nós vamos descobrir, que nova camada daquela estória nos será apresentada. E preparem-se: a última cena dela é um show a parte.
Para mim, estas duas atuações são maravilhosas, e pra quem quiser mais Kate vejam Brilho Eterno de uma mente sem lembranças. É fenomenal!
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Chile - 01/01/2009 - 2o. dia: Chile, Santiago - Las Condes
No dia 1o. de janeiro, após uma noite de muita dança e um bom descanso, decidimos conhecer alguns pontos de Las Condes. Após uma caminhada do Hotel até a estação do metrô Escuela Militar (uma caminhada bem tranquila por uma rua arborizada), pegamos o metrô (o melhor meio de transporte para se deslocar entre os pontos turísticos) e descemos numa estação bem próxima El Golf. Ali vimos uma região rica, com belos prédios espelhados, belas casas, ruas tranquilas, lojas de marca. Retornando pela Av. Apoquindo você chagará até a av. El Golf (uma beleza) e entrando na El Golf vc chegraá na Av. Isidora Goynechea que é de deixar os olhos arregalados. Não esqueça este nome: ela guardava ainda outra surpresa.
No final da Av. Isidora, voltei para a Av. Apoquindo (que tem o nome também de Av. Providência) até a estação Tobalaba e dali fui até o Parque Metropolitano (entrada pela Av. Pedro de Valdivia Norte). Este local vale uma visita!
Assinar:
Postagens (Atom)